quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vic


Essa foto não tá muito boa, mas dá p/ ter uma idéia d como ela cresceu. Tá uma mocinha, cheia d vontades, e cheia d verdades absolutas. É grande p/ um monte d coisas e pequena p/ outras tantas... Mas é hora d afrouxar a corda...

Biel

Faz tempo q não falo dos meus pimpolhos...

Este aí em cima só faz arte: quebrou a porta do banheiro, o vidro da lavanderia, enfiou a chave na tomada, bateu no amiguinho... Coisas básicas...rsrs...

É o Chucky Norris. Um terror....rsrs...

Feliz demais!!

Ontem foi minha consulta médica p/ saber o resultado da biópsia.

Há um mês venho controlando a ansiedade e qdo ia conversar com Deus, não pedia o resultado X ou Y, pedia apenas p/ Ele olhar por mim e pelas minhas crianças. Nem sempre pedimos o q é verdadeiramente bom p/ a gente, então, deixei essa decisão com Ele.

E, como sempre, Deus me surpreendeu.

Fui até o consultório preparada para ouvir: Bem vinda a fila d transplante por n motivos: pelo cansaço q eu sinto direto, pelo tempo q eu tenho d doença (28 anos) e p/ minha completa surpresa deu F0!

A escala d fibroses vai d F0 até F4, d um fígado sem nenhuma fibrose até um fígado cirrótico.
O meu tem um pouquinho d inflamação por causa da hepatite mas não tem nenhum tipo d fibrose!
O q não indica tratamento, então, por enquanto, ou quem sabe por toda a minha vida, escapei do tratamento.

E, como disse p/ a minha médica, isso é sinal d q vou morrer com hepatite, mas não pela hepatite!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dedo em martelo

É isso aí q aconteceu c/ o Oscar:

http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/017_dedo_martelo.html

Um urubu cagou em mim....2

Q urubu é esse? Me falem!

O Oscar não escapou da Caixa. Vai ficar 60 dias em casa, pelo menos agora ele já consegue fazer alguma coisa, uma comida, uma limpeza....

Entrei no site da Previdência Social p/ marcar a perícia e pau: Barueri, 18/02! Maravilha! Barueri é longe p/ kct, mas pelo menos tem vaga, pensei, já q aqui em SP a data mais próxima era final d Março (daí fodia d vez)...

Fiz a inscrição, fui imprimir o protocolo: "Sua perícia está agendada p/ 09/04".
O q?? 09/04?? Surtei geral!!!

- Oscar, liga no Inss, agoooora!! Desmarca, essa porra!
- 135
- Tum, tum
- Sinto muito, senhor, as perícias só são desmarcadas pessoalmente na agência agendada!!!
<<>>

Nós, durangos da silva, gasolina, pedágio, estresse, lá vai o Oscar desmarcar a perícia...

Conseguiu, e apareceu uma vaga em SP p/ a semana q vem... Graças a Deus!!

Depois da perícia, ainda são 15 dias p/ chegar a correspondência, p/ poder receber alguma coisa.

Fucei a convenção coletiva (obrigada Nosso Senhor dos Metalúrgicos!!).

Existe uma cláusula onde diz q a empresa tem q entrar com a diferença entre a pensão do INSS e o salário real! Opa!! Q beleza!!

O urubu tá indo cagar em outro lugar....

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Oração

Pai Nosso, que estás nos Céus
Na luz dos sóis infinitos,
Pai de todos os aflitos
Neste mundo de escarcéus.
Santificado, Senhor,
Seja o Teu nome sublime,
Que em todo Universo exprime
Concórdia, ternura e amor.


Venha ao nosso coração,
O teu reino de bondade,
De paz e de claridade
Na estrada redenção.
Cumpre-se o teu mandamento
Que não vacila e nem erra.


Nos Céus, como em toda a Terra
De luta e de sofrimento.
Evita-nos todo o mal,
Dá-nos o pão no caminho,
Feito de luz, no carinho
Do pão espiritual.


Perdoa-nos, meu Senhor,
Os débitos tenebrosos,
De passados escabrosos,
De iniqüidade e de dor.
Auxilia-nos também,
Nos sentimentos cristãos,
A amar aos nossos irmãos
Que vivem longe do bem.


Com a proteção de Jesus
Livra a nossa alma do erro,
Neste mundo de desterro,
Distante da vossa luz.
Que a nossa ideal igreja,
Seja o altar da Caridade,
Onde se faça a vontade
Do vosso amor ...
Assim seja


Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditada pelo EspíritoMonsenhor José Silvério Horta, constante do livro "Parnaso de Além-Túmulo,(12ª Ed. - FEB).

Um urubu cagou em mim....

Ultimamente as coisas andam meio negras, e eu sei exatamente pq é...

Um dia antes da minha biópsia, eu tomei um tombo super feio (estou dolorida até hoje), bati a cabeça e não conseguia nem levantar, uó...

Nesse msm dia, meu marido Oscar, sofrou um acidente na fábrica e cortou o tendão do dedo da mão. Ele está em casa, recém operado, não consegue fazer nada (mal e mal deve estar conseguindo limpar a bunda...)... Ele deve ir p/ a Caixa, auxilio doença, e vai receber uma merreca. Nem sei o q fazer em relação a isso.

Meu carro quebrou a semana passada e ontem foi parar na borracharia pois um dos pneus estava c/ apenas 2 parafusos (não me perguntem como...)

E, mesmo assim, obrigada meu Deus por me proteger d coisas piores. Ainda tenho fé q o Oscar vai escapar do auxílio doença, voltar a trabalhar a semana q vem e q a minha biópsia dê F0.

Mas sabem o q é isso: falta d oração. Pois é, ando preguiçosa, desanimada, e isso não pode acontecer...

Se não foi a Deus por amor, irá pela dor... Fala sério!?! Vou é por Amor!!!

Selinhos...



Ganhei 2 selinhos lindos da July (http://juhze.blogspot.com/)! Confesso q já faz alguns dias, mas estou numa correria lascada aqui no trampo...aff..
Como diz uma amiga: pobre para descansar carrega pedra..rsrs.. E é isso q tem acontecido...
Não vou passar p/ frente hj, July, mas palavra d escoteiro q faço isso em breve!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pós centro-cirurgico

Biópsia

Acho q vale a pena mais uns comentários sobre a biópsia (para quem não fez e está em vias d fazer):
- A sedação é suave: bem q eu queria poder "apagar" daquele jeito d vez em qdo..rsrs..
- Não fica cicatriz: estou apenas com um furicuzinho no meio das costelas;
- Fica dolorido sim, mas não precisei d nenhum analgésico depois;
- Obedeci aos 3 dias d repouso: não dirigi, nem trabalhei. Mas lavei roupa, passei pano na casa, fui no mercado (que a minha médica não leia o post...)
- Fiquei internada só no dia e comi d td...

No final das contas, o bicho não é tão ruim qto eu pensava...

Só é foda ter q ficar pelada no centro cirurgico p/ fazer um exame no fígado [TENSO]...

Hepatite C - ALERTA - Manicures

Um traço cultural típico no Brasil pode ser um fator importante de contaminação da hepatite C, doença que já contaminou de 4 a 8 milhões de brasileiros.

O costume de fazer as unhas das mãos e dos pés com a comodidade da profissional que vai de casa em casa pode ser um importante meio de disseminação da doença.

É normal que este profissional carregue seus próprios aparelhos de trabalho e que, pela sua rotina, utilize os mesmos para cada cliente, não tendo condições de fazer uma completa esterilização entre um cliente e outro. Impossibilitada de carregar um esterilizador, vale-se, no máximo, de uma panela para ferver os instrumentos ou do uso de álcool para limpeza, métodos que não eliminam por completo o vírus da hepatite C.

Contrariamente ao vírus da AIDS, que morre em 15 minutos, o vírus da hepatite C é altamente resistente, podendo sobreviver até por três dias na superfície de um instrumento que tenha tido contato com sangue contaminado. Se por acidente este mesmo instrumento ao ser usado em outra pessoa provocar um ferimento, existe a possibilidade de contaminação.

No trabalho da manicura, a retirada da cutícula, quando produz um ferimento, ocorrência freqüente, popularmente chamada de tirar um bife, provoca pequenos sangramentos que podem contaminar os instrumentos e disseminar a doença.

Torna-se muito importante conscientizar as pessoas sobre a necessidade de que cada pessoa, como se faz com a escova de dente, possua seu próprio equipamento de manicura, solicitando à profissional que o utilize. Este equipamento não deve ser compartilhado nem mesmo com os membros da família. Esse procedimento também é recomendado para quem faz as unhas no salão. O aparecimento de novas doenças, como a hepatite C, nos obriga a reeducar nossos hábitos neste sentido.

A hepatite C é considerada pela Organização Mundial da Saúde como a maior epidemia da historia da humanidade atingindo, no mundo, mais de 200 milhões de pessoas.

Chamada de a "Epidemia do Novo Milênio", a hepatite C, descoberta há somente 10 anos, já contamina no Brasil, segundo dados oficiais, 3,3 milhões de pessoas. Segundo estimativas dos a OMS, este número pode chegar a 8 milhões de brasileiros. Isso significa, no mínimo, que, de cada 30 pessoas, uma está contaminada com a hepatite C. O terrível e perigoso disto é que a maioria ainda não sabe que está doente.

É uma doença traiçoeira, porque é silenciosa e em 90% dos casos não apresenta nenhum sintoma, avançando lentamente, sendo que, em aproximadamente duas décadas, 25% dos contaminados desenvolverá cirrose hepática, uma das piores complicações do ser humano.

A maioria dos atuais contaminados são pessoas que durante as décadas de 70 e 80 sofreram intervenções cirúrgicas e receberam transfusões de sangue ou hemoderivados. Este fator de contaminação hoje é quase inexistente, em função dos testes realizados nos bancos de sangue.

Não existem vacinas para a hepatite C. O tratamento disponível é a combinação de dois medicamentos que, além de muito caros, em média R$ 30.000,00 para 12 meses de tratamento, e de implicar sérios efeitos colaterais, não apresenta nenhum resultado em mais de 55% dos tratados.

O melhor medicamento atual é a divulgação da doença e a educação dos médicos, os quais, em sua maioria, ainda não tomou conhecimento da hepatite C, comparando-a erroneamente às tradicionais hepatites A ou B, com a qual não tem nada em comum. Também é muito importante a informação da população e a detecção dos portadores. Porém, estranhamente, o governo prefere não falar no assunto.

Grupos de apoio formados por portadores estão se reunindo no Brasil, para poder realizar um trabalho de divulgação e conscientização similar ao que foi feito com a AIDS nos anos 80, obrigando o governo a tomar as medidas necessárias para enfrentar esse grave problema de saúde pública.

Ante a falta de interesse do governo, faça você mesmo a sua parte, tomando cuidados para evitar a disseminação da hepatite C.

Se necessitar de maiores informações, não hesite em perguntar a seu médico, em procurar um posto de saúde ou um grupo de apoio na sua cidade.

O Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite C é uma organização não-governamental formada por voluntários e fornece informações completas sobre a doença na Internet, no endereço www.hepato.com e realiza reuniões gratuitas, para portadores e familiares. Outros grupos estão sendo formados nas grandes cidades.

Carlos Varaldo
Economista - Presidente do Grupo Otimismo de Apoio a portadores de Hepatite C e autor do livro "Convivendo com a Hepatite C"
Informações sobre a hepatite C podem ser obtidas no Site www.hepato.com ou pelo telefone (21) 9973.6832 - O Grupo Otimismo promove gratuitamente palestras educativas sobre a doença.

Vamos divulgar!

HEPATITE C

CAUSA
A infecção e causada pelo vírus da hepatite C, sendo comumente identificada pela sigla “HCV” (Hepatite C Vírus)

SINAIS E SINTOMAS
80% dos infectados não apresentam sintomas.
Somente 20% dos infectados podem apresentar algum dos seguintes sintomas:
• icterícia (olhos amarelados)
• fadiga
• urina escura
• dores abdominais
• perda de apetite
• náusea

TRANSMISSÃO
Acontece quando sangue de uma pessoa infectada penetra por uma ferida no corpo de uma outra pessoa.
• A hepatite C e transmitida ao se compartilhar agulhas ou instrumentos no consumo de drogas ilícitas ou quando acontecem acidentes perfurantes com instrumentos contaminados. Pode existir contagio da mãe contaminada para a criança durante o parto.
• Pessoas expostas ao risco de infecção com a hepatite C também podem ter risco de estarem infectadas com a hepatite B ou com o HIV.

Quem deve fazer teste de detecção em função do risco de infecção ?
Usuários de drogas injetáveis
Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993
Hemofílicos, HIV+ e pacientes de hemodiálises
Transplantados antes do ano de 1993
Pessoas com problemas ou doenças no fígado
Crianças nascidas de mães infectadas com a hepatite C
Trabalhadores da área da saúde ou para-médica
Pessoas com múltiplos parceiros sexuais
Parceiros sexuais de pessoas infectadas

*Qualquer pessoa que deseje realizar o teste deve falar com o médico sobre a possibilidade ou necessidade da sua realização. É um direito garantido em Lei.

PREVENÇÃO

• Não existe vacina para prevenir a hepatite C.
• Não use drogas. Se você consume drogas procure ajuda nos programa para parar com a dependência. Nunca compartilhe os utensílios utilizados, como seringas, agulhas ou o “canudo” para aspiração. Verifique se esta vacinado contra as hepatites A e B.
• Não compartilhe instrumentos de uso pessoal que possam ter contato acidental com sangue (instrumentos de manicure/pedicure, laminas de barbear, escovas de dentes, etc.).
• Todos os trabalhadores da área da saúde devem seguir rigorosamente as normas de bio-segurança e estar vacinados para prevenir as hepatites A e B.
• Tenha cuidados extremos se pensar em tatuar seu corpo. O risco de contaminação e real. O vírus pode sobreviver nos restos das tintas.
• Infectar-se com o vírus da hepatite C é muito difícil, pois ela somente se transmite através do contato com sangue contaminado. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre transmissão do vírus C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas.
• A hepatite C pode ser transmitida sexualmente, porem, isto raramente acontece. Se você tem mais de um parceiro sexual use sempre um preservativo e esteja vacinado contra a hepatite B.
• Os infectados com a hepatite C não podem doar órgãos ou tecidos. Em alguns casos especiais só o fígado pode ser aproveitado para transplante.

TRATAMENTO MÉDICO

• Toda pessoa infectada deve procurar assistência médica especializada.
• Para o tratamento são utilizados os medicamentos Interferon e Ribavirina.
• Mais da metade dos tratados consegue a cura clinica da hepatite C, eliminando o vírus do organismo.
• Quando detectada precocemente, a hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito. A hepatite C tem cura.
• O consumo de bebidas alcoólicas pode acelerar a evolução da doença.
• A relação de hospitais referenciados e de médicos especializados se encontra na Internet na página do Grupo Otimismo - www.hepato.com

DADOS ESTATÍSTICOS

• O número de novos infectados esta em declínio. Atualmente todo o sangue e testado para hepatite C e as seringas são descartáveis.
• A possibilidade atual de contaminação durante uma transfusão e inferior a uma em um milhão.
• A maioria dos novos infectados são usuários de drogas.
• No Brasil se estima que entre 3,3 e 4,5 milhões de pessoas possam estar infectadas com a hepatite C. A maioria foi infectada antes de 1993.

EFEITOS DA INFECÇÃO

• A infecção se torna crônica em 55% até 85% dos indivíduos expostos ao vírus.
• Existe progressão de dano hepático em 70% daqueles que desenvolveram a infecção crônica.
• Mortes causadas pelo dano hepático podem atingir de 1% até 5% dos infectados.
• É a principal indicação para transplante de fígado

© - Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite C com adaptação de dados fornecidos pelo Centro de Controle de Doenças - CDC dos Estados Unidos. Permitida sua reprodução desde que citada as fontes.
Informações sobre hepatite C na Internet em www.hepato.com